O Mercado

Segundo as pesquisas do Ign. João Marcello Gomes Pinto, sócio-diretor da Sustentech, informa que no Brasil, desde 2007, todo o mercado da construção vem evoluindo para se adaptar aos empreendimentos sustentáveis.

Construir de maneira sustentável está cada vez mais barato e isso explica por que o país deverá ser o terceiro no mundo em número de prédios com baixo impacto ambiental para o final do 2013, na área de certificações verdes, o Brasil agora é destaque. O país está na quarta posição depois dos Estados Unidos, da China e dos Emirados Árabes Unidos em número de edifícios detentores do Leed, o selo americano de construção sustentável mais conhecido no mundo.

Atualmente o Brasil possui 1,5% de prédios sustentáveis e, em comparação com Estados Unidos ou Europa que possuem entre 10% e 15%, temos um longo caminho a percorrer. Com 82 empreendimentos certificados e 620 em processo de obtenção do selo, o Brasil deverá chegar ao terceiro lugar até o final do ano. 

Os Estados Unidos estão como lider no desenvolvimento de emprendimentos sustentaveis, agora é o Brasil quem vai se destacar nessa area. (Projeto sustentave do Studio V, Empire Stores na cidade de Nova Iorque)


A crescente atenção dada por governos municipais também deve ajudar a impulsionar a indústria da construção sustentável. As prefeituras do Rio de Janeiro e das cidades paulistas de Guarulhos, Sorocaba e São Carlos já aprovaram incentivos fiscais, como abatimentos no IPTU, para imóveis construídos com técnicas sustentáveis. À medida que a chamada “conscientização verde” se espalhar, a expectativa é que outros municípios sigam o mesmo caminho.

Vários segmentos da indústria brasileira mudaram seu processo nos últimos anos para reaproveitar materiais recicláveis e usar menos energia e água. Agora chegou a vez do setor da Construção Civil.




0 comentários: