Biodigestor





Você já imaginou que os seus resíduos poderiam produzir gás, adubo e até energia?
Com o biodigestor isso é possível!

O esgoto é um dos maiores problemas  urbanos. Como nas cidades grandes há uma grande incidência de favelas, a quantidade de esgoto lançado in natura em rios, mares e lagoas é imensa. Tratar o esgoto é uma solução, mas não aproveita o seu potencial de gerar biogás e adubo através dos biodigestores. 
Surgido na Índia em meados do século XIX, o processo acontece com a digestão de matéria orgânica por bactérias anaeróbicas, ou seja, sem a presença de oxigênio.




O biogás pode substituir o gás natural como combustível, o gás de cozinha ou para gerar energia elétrica. O líquido restante é um ótimo biofertilizante e pode ser utilizado diretamente como adubo.

O biodigestor é muito utilizado em fazendas e sítios, devido ao problema do destino ao esterco de animais, mas pode ser implementado no meio urbano, seja em casas, prédios e até comunidades, podendo utilizar o esgoto urbano para a produção do gás. Algumas comunidades da cidade de Petrópolis - RJ já utilizam esse sistema e beneficia 30 famílias.

Além disso, as fezes humanas são bem eficientes, como mostra a tabela.





0 comentários: